sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Transformando problemas em bênçãos





"No primeiro dia da semana estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo que devia seguir de viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até meia-noite.

Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos.
Um jovem chamado Êutico, que estava sentado na janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo, e foi levantado morto.

Descendo, porém, Paulo e inclinando-se sobre ele e abraçando-o disse: Não vos perturbeis que a vida nele está.
Subindo de novo, partiu o pão e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E assim partiu.
Então conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados". Atos, 20: 7 a 12


Fico pensando na alegria em ter o Apostolo Paulo pessoalmente falando a cerca do evangelho e as revelações divinas sendo ditas ao povo. Quando de repente o jovem Êutico adormece e cai da janela. Pronto estragou a noite. Acabou a alegria. Acabou a festa.

Não vou entrar no mérito de se o rapaz morreu mesmo, ou só desmaiou ou se foi milagre ou não. Vou me ater simplesmente ao fato de que naquele momento eles continuaram no mesmo espírito, ou seja, não perderam a fé.

Paulo cheio do Espírito de Deus, autorizado pelo próprio Cristo a fazer poderosos sinais, moveu-se de compaixão e agiu no espírito pelo qual pregava e revelava o evangelho ao povo. O apostolo mostra que na realidade o evangelho não é só palavra. Mas sobretudo ação. E então mostra que a fé de Cristo manifesta em nós é capaz do impossível.

Hoje já não podemos nos ater a essas manifestações de poder e sinais. Pois o maior sinal de Deus, o que era impossível ao homem, já foi feito pelo próprio Deus. Salvar a humanidade e fazer convergir em Cristo tudo e todos.

Hoje as manifestações de poder estão por conta da igreja.
Quando Cristo subiu ao céu, ele deixou a ordenança para que igreja fosse seu corpo aqui na terra. Também disse que coisas maiores do que ele fez, faríamos aqui, pois ele iria para o Pai. E nós ficaríamos aqui para sermos seus membros ativos no mundo.

E que coisas maiores seriam estas? Será que nós teríamos mais poder que Cristo?

Imagine uma igreja com milhões de membros espalhados por todo o mundo. Fazendo o mesmo trabalho que Jesus fez de pregar com ações.
Quantos famintos seriam alimentados, quanto a natureza iria ser cuidada e recuperada, quantos milionários estariam dividindo seus bens com os menos afortunados de modo que não haveria miseráveis e nem pessoas com mais posses do que pudessem usufruir, pense em um mundo sem fronteiras onde qualquer cidadão pudesse ir a qualquer lugar do mundo e ser tratado segundo as normas de tratamento para com o estrangeiro (com muita educação e dedicação total).
Todos teriam o suficiente para viver. Não haveria roubo, pois não haveria necessidade que não fosse suprida, não haveria inveja (pelo mesmo motivo), não haveria cobiça, não haveria fome, e todos se tratariam conforme gostariam de ser tratados.

Que sinal poderoso esse!
Pena que não foi feito! Em vez disso a igreja continua fechada em torno de si própria e quando acontece algo de ruim (um Êutico cai da janela), amaldiçoa a Deus ou então se questiona sobre sua fé ou a bondade e fidelidade de Deus. E questiona a Deus dizendo: onde estavas, ó Deus, quando tal coisa aconteceu?

Quantas vezes nos colocamos nas mãos de Deus para trabalhar e acontece alguma coisa que nos faz pensar: por que Deus permitiu isso se estou fazendo a obra do Reino?

Se fosse conosco o caso que aconteceu com Paulo, talvez ficássemos meio chateados com o próprio Deus por permitir que isso acontecesse conosco.
Exemplos: quantos missionários foram mortos? Quantas igrejas roubadas ou depredadas? Quantos filhos da igreja assaltados e estuprados ou mortos por balas perdidas? E tudo isso no trabalho do Reino!

Quantos já perguntaram: por que, Deus? Por que aconteceu isso justamente quando estava tudo indo tão bem?

Paulo também estava pregando, e advertindo as pessoas antes de sua partida quando, talvez pela fumaça de muitas lâmpadas, Êutico adormece e cai do terceiro andar e é tido como morto.
Era uma boa razão para Paulo reclamar com Deus, como muitas pessoas fazem. Mas em vez disso, Paulo não se deixa abater, pois confiava no Senhor. Abraçou o rapaz e disse: “Não vos perturbeis, pois a vida nele está”. Paulo aproveita essa “desgraça”, para mostrar o poder de Deus, que operava nele.

A desgraça, o motivo para reclamar e blasfemar contra Deus, transformou-se em uma oportunidade grandiosa de manifestação do poder de Deus.

E quanto às igrejas hoje? Temos sabido enfrentar esses desafios? Temos tido desafios?

Hoje é comum pessoas irem a uma igreja fazer correntes e quando demora muito para que seus pedidos sejam atendidos, mudam de igreja pois aquela não deve ter poder.
Quando o sermão demora um pouco mais a pessoa já começa a ficar impaciente, pois ela foi à igreja para buscar uma benção e não para ouvir exortação ou como tem que tratar seu irmão ou de seu compromisso com Deus e com a criação.

Naquele dia em que menciona o texto lido acima, Paulo pregou a noite toda. E as pessoas aproveitaram ao máximo.

É como quando se vai a um grande show. As pessoas ficam horas na fila para poder entrar, e às vezes dias na fila para comprar um ingresso. Tudo isso porque é uma oportunidade imperdível de ver seu artista preferido.

O mesmo aconteceu com aquele povo ao ter o privilegio de ouvir de Paulo oráculo de Deus naquele momento e já não acontece conosco ao irmos à igreja. Não temos essa alegria em saber e conhecer mais a Deus. Nem em ver nossos irmãos.

Talvez isso se deva ao fato que hoje a igreja tem a missão de trabalhar e exercer seu papel fundamental no mundo. Como ela não o faz, também não tem o prazer de congregar para contar o que tem feito e se alegrar diante de Deus por isso.

A maioria das igrejas sucumbiu diante de práticas pagãs e vergonhosas, do apelo do mundo por sinais.
Então as pessoas acham que estão corretas e no caminho certo em determinar que as bênçãos aconteçam e às vezes passam a dar ordens até mesmo a Deus. E deixam de notar e falar que o maior sinal já foi feito, a saber, Deus tornou possível a salvação da humanidade e a restauração de toda a criação.

Que ao passarmos por problemas semelhantes, possamos ter a certeza de que Deus é poderoso, pra transformar as “desgraças” em bênçãos. Basta crermos e estar atentos às oportunidades que o próprio Deus nos cria para a pregação do evangelho na “práxis”.

Uma boa idéia agora seria orar e pedir para que Ele nos ensine (a igreja) a aproveitar as situações desfavoráveis, em oportunidades para a glorificação do Seu Santo Nome.

By Presbítero Fabricio Canalis

Nenhum comentário: