domingo, 21 de setembro de 2008

Senhor, salva-me!


"Mas, Jesus imediatamente lhes falou: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!
Respondeu-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.
E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.
Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!
E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?
Subindo ambos para o barco, cessou o vento.
E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: verdadeiramente és Filho de Deus!" Mateus, 14: 27-33


Jesus tendo falado à multidão mandou que os discípulos navegassem para o outro lado do mar, enquanto despedia a multidão. Feito isso, Cristo subiu ao monte para orar em particular. Tendo falado com o Pai, e já era de tardezinha, foi ao encontro dos discípulos no barco.

O barco já se encontrava no meio do mar, e era açoitado pelas ondas por que o vento era contrário. E já era noite quando Cristo chegou ao barco e o fez andando sobre as ondas.
Os discípulos vendo-o andar sobre o mar, ficaram assustados, e começaram a gritar: É um fantasma! Gritaram com medo mesmo. E Jesus imediatamente lhes diz: “Tende bom ânimo, não temais! Sou eu.”
Foi aí que Pedro então pediu a prova se era realmente o Mestre.
Pedro tem a coragem de descer do barco e enfrentar as ondas.

Hoje em dia não são muitas as pessoas que tem a coragem de estar nas mãos de Jesus dessa maneira. A ponto de, como Pedro, correr risco de vida para estar junto com Mestre e dele conhecer mais e mais.
Será que teríamos coragem de entregar a ele os nossos negócios, nossa família, até mesmo nossa vida?
Será que estamos dispostos a andar sobre as águas, para conhecer mais de Jesus? Sim porque é nas tempestades da vida, nas dificuldades do dia a dia, que o Senhor se revela a nós.
Será que temos a mesma vontade, aventureira, de conhecer mais de Jesus?

Observemos que o vento forte e as ondas conseguem pôr medo em Pedro, e desviar seu olhar de Cristo.

Esse é um exemplo típico do que acontece conosco diante de problemas que parecem não ter solução.
Quando tudo vai bem em casa, no colégio, no trabalho, no ministério, e estamos olhando para Cristo, beleza!

Mas, quando as coisas parecem ir de mal a pior, as tribulações chegam, e nem reconhecemos, ou vemos, ou sentimos o Senhor conosco, desviamos nossos olhos de Jesus e começamos a afundar. Afundamos em meio a tanta água, tantos problemas, tantas dificuldades.

Pedro naquele momento clama: Salva-me! Ele não se desviou do Senhor a ponto de esquecer que ele poderia e iria ajudá-lo.
Às vezes, é bem aí que erramos. Esquecemos de clamar a ele. Então nos enveredamos por caminhos desconhecidos, amargando derrotas e frustrações, que nos levam cada vez mais para o fundo.

Algumas pessoas e até mesmo crentes que conheci pelo mundo a fora, tiveram a insensatez de tanto desespero, procurar "curandeiros", ou então aquela "benzedeira que é uma benção!" Tem gente até que pede para fazerem um despachinho aqui outro ali. E acaba ficando sem saúde, sem paz, sem liberdade e sem dinheiro. Pois a galinhas mais caras que existem, são as usadas para fazer despacho. O mesmo acontece com as velas, etc. Bastam dois ou três despachinhos para que a conta no banco fique devedora, (se ainda restar conta).

Pedro não foi longe com sua própria força e antes que acontecesse o pior, clamou ao Senhor.
Jesus imediatamente tocando-o, o salvou.
Se Jesus está pronto a nos socorrer, por que demoramos tanto, algumas vezes, para pedir sua ajuda?
Pois da mesma maneira que Jesus fez com Pedro, ele imediatamente nos dá a mão e nos ajuda, nos pondo a salvo.

É certo que o inimigo fica ao nosso derredor, (ou melhor, dentro de nós mesmos, pois somos tentados por nossa própria concupiscência,) procurando uma oportunidade para nos tragar. Esperando que desviemos nosso olhar do Senhor. Mas também é certo que ao povo que clama por Jesus e por sua salvação se tornando povo de Deus, nunca poderá ser tocado pelo inimigo.

Nem as águas nos submergirão, nem o fogo nos consumirá. E, além disso, caminharemos por sobre as ondas e passaremos pelas fornalhas, clamando, glorificando e exaltando o nome do Senhor Jesus que vive para sempre! E que pode nos salvar da morte eterna.

Como fez Jesus com Pedro por haver clamado, fará também conosco e com todo o seu povo que clama e crê na sua salvação! Na salvação de Cristo.
Senhor, salva-nos!

By Presbítero Fabrício Canalis

Nenhum comentário: