domingo, 21 de setembro de 2008

O amor restaurador II




"Tornou a pergunta-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.
Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito pela terceira vez, tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas." João 21: 16, 17

Jesus tem sempre o jeito certo de trabalhar com cada coração.
Pedro estava arrasado, a Bíblia diz que depois que o galo cantou e que Pedro percebeu que tinha se cumprido o aviso de Jesus, chorou amargamente.

Feliz é o homem que já experimentou isso. Sim feliz, porque pôde sentir o bálsamo do Senhor se derramar. E também porque pôde sentir por um momento a sua verdadeira condição diante de Deus. Condição terrível, de pecador, de não merecedor dos benefícios de Deus, de mesmo com todo o amor de Jesus, somos capazes de traí-lo, como Pedro.

Quem já experimentou isso, e se viu literalmente no chão chorando, clamando, gemendo, de arrependimento, nunca mais será o mesmo, depois da restauração de Deus.

Quando isso acontece conosco deixamos de julgar as outras pessoas, pois sabemos que podemos ser bem piores do que elas algumas vezes. Deixamos de nos preocupar um pouco com os outros, e cuidar um pouco mais de nós mesmos, para que não aconteça de novo de cairmos dessa forma.
Ficamos mais amorosos, pois experimentamos o amor incondicional e restaurador de Deus em nossas vidas.
E sabe, estou chegando à conclusão que um dos motivos pelo qual ninguém pode deixar de pecar, é justamente para não ter direito de julgar a quem quer que seja, pois esse papel é do Senhor dos senhores. Do Justo Juiz.

Quem já chorou amargamente de arrependimento, como Pedro, volto a afirmar, nunca mais será o mesmo depois da restauração de Deus!

Jesus começa a restaurar Pedro, fazendo-o se lembrar do seu erro. E esse é um processo doloroso, mas necessário.
Cristo coloca Pedro novamente em 'clima' semelhante ao do dia da traição. E diante da fogueira, Cristo pergunta: "Pedro tu me amas?"
Depois de cada resposta Jesus o designa para fazer algo pelo Reino.

Tenho isso como Palavra de Deus para minha vida. Cristo me perguntando: "Fabricio, tu me amas?" E chorando, lembrando dos meus pecados, digo: Sim Senhor, apesar de tudo, sabes que te amo. E então vem o bálsamo do Senhor, através da ordem: “apascenta as minhas ovelhas”.

Com isso eu creio que Deus nos mostra que só há uma condição para o seguirmos: se o amamos!

Estou cada vez mais seguro que essa é a chave para o Reino, o amor a Deus.

Isso não quer dizer que nunca mais vamos errar, novamente. Mas teremos um coração preparado, para amar, e transformado pelo amor de Deus.

Vamos examinar As Escrituras em 1 João 4:17-21:
“Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que no dia do juízo mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, nós somos neste mundo.
No amor não existe medo; antes o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.
Nos amamos porque ele nos amou primeiro.
Se alguém disser: amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Ora, temos da parte dele este mandamento, que aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão”.

A lição do amor é a mais importante, como vimos.

Para amarmos a Deus é necessário conhecê-lo. E para conhecê-lo é necessário conhecer-nos, pois Deus é o oposto de nós.

Vou explicar melhor:
Cada vez que conhecemos mais a Deus, conhecemos também a nos mesmos, pois Deus é luz. E diante da luz todas as obras são reveladas. Isso explica porque quanto mais consagrados e dedicados a Deus ficamos, mais temos noção dos nossos pecados.
Porque diante de Deus as nossas verdadeiras intenções são reveladas. Os nossos desejos, o nosso caráter, tudo isso se torna claro como o dia, diante da presença de Deus. E nem sempre gostamos do que vemos. Geralmente nos decepcionamos conosco, e às vezes nos perguntamos: Como Deus pode me amar assim?

E quanto mais nos conhecemos, mais conhecemos a Deus, pela sua capacidade de nos amar mesmo estando nós nesta condição de pecadores. Mesmo sendo nós ainda tão diferente dEle.

Mas, aos olhos de Deus, creio que não somos tão ruins assim. Pois Deus olha-nos através do sangue purificador de Cristo. É a única maneira de ver-nos, sem que sejamos aniquilados pela Sua santidade.

A Bíblia diz que o amor de Deus está em Cristo Jesus. E que nada poderá nos separar desse amor. É o mesmo amor que Cristo mostrou a Pedro, naquele momento.

Cristo perguntava a Pedro se ele o amava. Com isso demonstrou que amava a Pedro apesar de tudo, e que a única coisa que importava para Ele, era se Pedro o amava verdadeiramente.
E perguntou por três vezes para que Pedro, pudesse sentir que as três vezes que O negou, estavam sendo redimidas, pela manifestação do amor de Deus, e pela confissão de amor de Pedro.

Lembro-me agora de 1 Pedro 4:8 que diz: "Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados".
Vejo que era exatamente isso que Cristo estava ensinando a Pedro naquele momento. E que nos ensina quando nos encontramos nesta situação. Que amar é fundamental para que permaneçamos nele, e sejamos aperfeiçoados para o dia em que será manifesto a plenitude do que haveremos de ser.

"Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele tem sido verdadeiramente aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou"; ou seja em amor.(1 João 1:5,6)

Já não é importante se, às vezes, o pecado tem se mostrado forte em nós, e acabamos pecando e entrando no dilema de Paulo,(Rom. 7).

Prova disso está na Epístola de João, no verso 1 e 2, do segundo capítulo onde está escrito: “Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro”.

Se você fechar os olhos nesse momento, e pensar nisso, e pensar no amor de Deus, será que pode ouvir Cristo perguntando a você, se o ama? Pare. Pense nisso. Eleve seu coração a Deus nesse momento. E ouça o Mestre chamar o teu nome, e fazer-lhe as três perguntas mais importantes da sua vida. Aproveite esse tempo, e chore, se derrame na presença do Senhor, e deixe que Ele derrame sobre ti o bálsamo, do perdão.

By Presbítero Fabrício Canalis

Nenhum comentário: