domingo, 21 de setembro de 2008

Jesus veio para os oprimidos pelo pecado.


"...o Senhor me ungiu, para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a pôr em liberdade os algemados, a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram, e a por sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, veste de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para Sua glória". Isaías, 61;1-3

Sinceramente fico pensando, às vezes. Se Deus sabia de todos os meus erros, pecados, e defeitos, porque ele mesmo assim me escolheu?

Por que será que escolheu a Pedro? Será que Ele não sabia que Pedro iria negá-lo, quando o escolheu?

Ora parece-me bem claro que Cristo sabia, mas isso não fazia e nem faz a menor diferença. Pois esse problema de pecado, já está resolvido em Cristo. E Cristo sempre soube que havia encarnado, para trazer o Reino à terra, para implantar o Reino na terra.

Jesus veio mesmo atrás, é de pecadores. E encontrou um mundo cheio deles.
O que mais me impressiona é que Deus ama os pecadores. Efésios 2:4 e 5 diz:
“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos nos deu vida juntamente com Cristo,- pela graça sois salvos”.
E Romanos 5:8; “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Deus para manifestar o seu amor obrigatoriamente deveria amar algo diferente de si próprio. Pois amar ao “amigo é fácil, até os gentios fazem o mesmo”, e o que Deus fez foi provar-nos a sua capacidade de amar, amando alguém totalmente diferente de si próprio; o homem.

E pior ainda de entender, Ele se fez homem, para morrer no lugar do pecador e pagar o preço para tornar-nos possível, ser novamente, escatologicamente falando, imagem e semelhança de Deus.

“Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”.
Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora.
E não somente ela, mas também nós que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
Porque na esperança fomos salvos. Ora esperança que se vê, não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
Mas se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”(Romanos 8:20-25)

É tão simples o fato de que não é necessário nada mais para sermos salvos, além de entender crendo, o sacrifício de Cristo.

Não estou defendendo que devemos pecar para sermos amados por Deus. Paulo nos adverte sobre isso em Romanos 6:1,2:
“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?
De modo nenhum. Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?”

Com esses textos entendemos que teremos que enfrentar essa “tensão” até a manifestação daquele que é perfeito, quando então seremos iguais a ele. Como nos diz 1 João 3:2; “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é”.

Paulo tipifica muito bem essa “tensão”, em Romanos capítulo 7. Os versos 22 a 24 nos diz: “Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas, vejo nos meus membros outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”

Isso é o que sentimos, quando na caminhada com Cristo. É essa tensão, que tanto nos incomoda.
Portanto Deus sabe muito bem, da nossa condição de pecadores.
Agora temos que entender que somos criaturas de Deus e que é opção dEle nos amar e nos escolher para sermos dEle para sempre.

“...Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas para envergonhar as fortes...;a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”.(1 Coríntios 1:27-29)

“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros...” (João 15:16)

Presbítero Fabricio Canalis

Nenhum comentário: