domingo, 21 de setembro de 2008

O amor restaurador III


“Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres.
Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar acrescentou-lhe: Segue-me”. João 21: 18,19

Depois desse momento de restauração maravilhoso que Deus opera em nós, é que vem a parte em que somos desafiados novamente a seguir a Jesus.

Agora Cristo nos chama novamente, mas por quê? Será que o primeiro chamado não vale mais?
Em Romanos 11:29 está escrito: “Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”. Então não é isso.

Mas, Deus nos chama novamente para seguí-lo, para que sintamos o seu amor, para que sintamos que ele ainda nos quer, para que possamos ouvir de Sua própria boca, que Ele ainda nos quer para si, e que somos muito importantes para Ele.

Chama-nos novamente para nos mostrar que agora estamos capacitados, a amar um pouco mais, e isso é muito necessário para seguir a Cristo, para andar assim como ele andou, em amor e obediência.
Estamos mais capacitados agora para cumprir o 'ide', pois todo o caminho dessa vida com Cristo deve ser trilhado tendo como norte o amor de Deus, por Deus, em nós.

Com tudo que falamos aqui, até parece que todos os problemas do mundo seriam resolvidos com amor. Mas será que não seriam mesmo?
Se todos nós tivéssemos amando-nos uns aos outros como Deus gostaria que amássemos, será que muita coisa não seria diferente?

Será que se exercitássemos esse tremendo amor de Deus em nós, nosso mundo não estaria melhor?

Será que queremos demonstrar o amor de Deus aos mendigos, maltrapilhos, alcoólatras, viciados, prostitutas?

Não estou aqui, criticando você ou sua igreja, ou qualquer outra coisa, senão dizendo que por em ação esse amor é amar até mesmo pessoas que são totalmente diferentes de nós, e até mesmo marginalizadas. A quem, diga-se de passagem, Jesus dava prioridade em manifestar o Reino.

É só pensarmos, quando estivermos diante de uma situação dessas, que a pessoa com que estamos com dificuldades para amar, seja alguém próximo a nós; como nosso filho, filha, pai, mãe, etc...

Um exemplo disso, Mateus 8:2,3; “E eis que um leproso, tendo aproximado, adorou-o dizendo: Senhor se quiseres, pode purificar-me.
E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo de sua lepra”.

Se nos colocarmos no lugar de Cristo e esse homem estivesse diante de nós, será que teríamos coragem de tocá-lo como Jesus fez? E se imaginássemos ser esse homem o nosso pai, ou irmão?
Mudou alguma coisa? É claro! Mudou tudo! Porque amamos o nossos pais, nossos parentes, e por amor teríamos coragem de tratar deles, por pior que fosse a doença.

Graças a Deus que é assim que Deus nos vê; Como a filhos. E assim mesmo nos ama, como um pai ama a seu filho.

Deus nos ajude a entender um pouquinho desse amor, ou do porque desse amor, e exercitá-lo, para que possamos cada vez mais ser aperfeiçoados nele. Sabendo que essa é a vontade de Deus para os seus filhos.

E que essa lição que Pedro aprendeu, e que vez ou outra voltamos a ela, é para sentirmos e sabermos que, apesar de todos os nossos erros e defeitos, Deus nos ama. E assim quer ensinar-nos a agir com as outras pessoas, da mesma forma. Lembremo-nos sempre de 1 Pedro 4:8 que diz: "Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados".

Eis um bom exemplo de oração:

Senhor nosso Deus, Pai de amor eterno, queremos Senhor que tu venhas ajudar-nos a mostrar mais e mais do teu amor. E assim fazendo, possamos cumprir a tua vontade, crescendo em amor, e manifestando ao mundo a essência do Deus Altíssimo: AMOR.

Que seja isso em nossa vida, verdade, e não falsidade, ou amor interesseiro.
Que o resultado desse amor em nosso coração e nossa vida, seja cumprir o teu chamado de 'segue-me', como foi com Pedro. Sendo um pilar, da missão, da pregação do evangelho, como Pedro. E sabendo que como Pedro, Paulo, e outros grandes missionários, não estaremos isentos de erros, e de pecar, ninguém está. Mas que mesmo assim, O amor é maior do que tudo, pois Tu és amor!

Que o Teu bálsamo restaurador seja derramado em nossas vidas todos os dias, juntamente com as tuas misericórdias que todas as manhãs se renovam.
Que Tu possas usar nossos erros e pecados, de forma que aprendamos e cresçamos, em vez de o acusador usa-los para destruir-nos.

Estamos em tuas mãos, tu bem o sabes, mas confessamos que somos teus. E que para ti queremos ser e viver eternamente.
Obrigado pelo teu amor!
Em nome de Jesus é que oramos, amém!

Presbítero Fabricio Canalis

Nenhum comentário: