domingo, 21 de setembro de 2008

Estar no mundo, sem pertencer a ele.


"Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu também não sou. Não peço que os tires do mundo; e, sim, que os guardes do mal." João, 17: 14,15


Cristo aqui nos coloca frente a frente com um “inimigo”: o sistema corrompido do mundo caído.

Entendo essa passagem como se Cristo dissesse:
Pai! Não peço que os livre das provações, mas de sucumbirem nas provações.
Ou: não peço que os tire da fornalha, mas os proteja de serem queimados. Ou ainda: não peço que os livre da cova dos leões famintos, mas que feche a boca dos tais para que nada de mal sofram os teus filhos.

Estar num mundo que nos odeia, é como estar preso numa cova com leões famintos, prontos para nos devorar. É como estar numa fornalha, cercado por fogo ardendo de desejo por consumir nossa carne. E o melhor de tudo isso, sem que nada nem ninguém, possa nos ferir sem a permissão do Senhor de todas as coisas.

Já vivemos num sistema mundano hostil. Cheio de conseqüências do pecado, como: morte, doenças, fome, guerras, pobreza, mentira, homicídios, corrupção, e todos os males que vêm de dentro do coração do próprio homem, conforme disse o próprio Jesus.

Como não bastasse isso, o mundo, ou seja, todo esse sistema que funciona com idéias e parâmetros corrompidos pelo pecado, nos odeia porque já não pertencemos e não compactuamos mais com ele. E afirmar isso implica em compreender que nossas idéias, atos, vontades, nosso viver, e nós mesmos somos transformados a cada dia pelo Senhor.

E que “A carne milita contra o Espírito e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer”, como está escrito na epístola de Paulo aos Gálatas, no verso 17 do capítulo 5.

Essa tensão é verdadeira e nos acompanhará até a consumação total da “Basiléia tou Theou”, ou seja do Reino de Deus. Quando então estaremos livres definitivamente da influência pecaminosa de satanás.
Enquanto isso estamos aqui no mundo mesmo que é o lugar mais certo para um cristão verdadeiro estar. Como a conclusão a qual chegou o próprio Cristo, não pedindo a Deus que nos tirasse do mundo, porque aqui é o nosso lugar, mas que nos guardasse do mal.

Mas por que afirmo que aqui no mundo é o lugar certo para um cristão estar?

Ora, onde mais um cristão poderia pregar a boa nova? Onde poderia desfazer as obras do diabo, com o poder e a autoridade que Cristo deu? Onde é que se põe a lâmpada, embaixo do alqueire?

Você pode dizer: isso é desculpa para escandalizar os irmãos, ou desculpa para ir em "certos lugares" e praticar "certas coisas". Mas gostaria de te dizer que:

Não haverá escândalo se considerarmos que:
Cristo escandalizou quando conversou com a mulher samaritana, sozinho na beira do poço de Jacó;
Quando permitiu que a prostituta Maria Madalena tocasse nEle, lavando o seus pés e beijando-os;
Quando entrou na casa de Zaqueu, comeu e bebeu com publicanos e cobradores de impostos;
Quando na festa de casamento transformou seis talhas de água em aproximadamente 500 litros de vinho da melhor qualidade;
Quando disse ao ladrão na cruz que ainda naquele dia estaria com Ele no paraíso, sendo que ainda não havia sido o ladrão, batizado e freqüentado nenhuma igreja evangélica.

Aí você pode me dizer: mas Ele era Deus, Ele podia.
Então eu digo que Isaías escandalizou andando três anos nu.
E que Oséias escandalizou casando-se com uma prostituta.
E você pode replicar dizendo que isso era plano de Deus.
E eu direi que o estar no mundo hoje e continuar até a volta de Cristo, é plano de Deus para mim, e para todo o cristão verdadeiro que está a serviço do Reino.
Que estaremos seguindo o exemplo de Cristo se procedermos dessa maneira.

Por isso é melhor pensar muito antes de falar em sair do mundo, em não estar mais no mundo, pois não pertencemos ao mundo mas devemos estar no mundo pois há ainda muitas vidas para serem salvas. E pregar a salvação em Cristo é exclusividade de cristão, pois o pregar foi negado aos anjos.

Quero dizer também que:
Qual é a vantagem de ser cristão no céu? Qual a vantagem de ser poderoso no céu? Qual a utilidade dos dons espirituais para um cristão no céu? Nenhuma! Nenhuma mesmo!

O céu, ou a Nova Jerusalém, é para os filhos de Deus. O mundo é o lugar para os cristãos, pregando a salvação em Cristo, conseguirem mais vidas, mais filhos de Deus, mais cidadãos celestiais. O mundo possui a matéria prima para a formação de filhos de Deus: seres humanos.

Também não precisamos usar desculpas de pregar o evangelho em uma boate para ter uma noite de farra. E não precisamos de desculpas ou justificativa nenhuma para pecar. Nós não somos pecadores porque pecamos, mas pecamos justamente porque somos pecadores. E isto é um fato. E o melhor de tudo isso, Cristo veio e deu sua vida por quem senão pelos pecadores?

Se pecamos é porque somos pecadores ainda. Se somos pecadores ainda, glória a Deus, é sinal que continuamos precisando desesperadamente de Cristo para nossa salvação e nosso perdão.

E não foi pra isso que Cristo veio mesmo? Lucas 19:10 diz: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.

Segue abaixo um bom exemplo de oração:
Querido e amado Deus, ensina-nos a amar as pessoas que ainda não te conhecem e que ainda vivem segundo os padrões e sistema desse mundo corrompido, ao ponto de sentir-nos impelidos a pregar-lhes a salvação gratuita de Cristo. E que essa pregação não se dê apenas com palavras, nas com o gastar da própria vida nessa missão. Sem fazer-nos melhores do que eles, justamente por não o somos. E se há alguma diferença entre nós é porque tu já nos alcançastes com a tua misericórdia. O que deseja fazer com todos os teus. Em nome de Jesus, amém!

By Presbítero Fabrício Canalis

Nenhum comentário: