quarta-feira, 30 de julho de 2008

Vinde a mim!


"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus, 11:28-30


Quem não se sente cansado hoje em dia? Com toda essa correria do dia-a-dia, o trânsito estressante, os assaltos, a insegurança geral, pois tememos tanto aos bandidos quanto a polícia despreparada que atira e mata para depois averiguar.

É a competição acirrada no mercado de trabalho onde só se estabelecem “os melhores”.
A sexualidade é vivida com liberdade total revelando crimes hediondos como a pedofilia a todo o momento.
A maioria das pessoas trabalha e muito, mas o dinheiro mal dá para pagar as contas atrasadas.

Tenho a coragem de confessar que às vezes ao acordar, penso em apenas um bom motivo para continuar essa luta desleal e que me parece invencível. Sinto-me cansado. E sei que não estou sozinho. Há muitos outros como eu.

Parece que Jesus estava ditando uma carta a ser escrita e publicada tendo a mim como destinatário quando falou as palavras acima citadas. Sinto-me assim. Cansado, sobrecarregado, irritado, necessitando de alívio.

Mas como posso ser aliviado de tudo isso? O que tenho que fazer?
Sinceramente medito nessas palavras de Cristo e vejo algo maravilhoso.
Por que estamos nos sentindo assim hoje em dia?

A resposta é clara e simples. Porque nos afastamos do ideal de vida que Cristo tem para os seus.
Qual era o jugo de Cristo?
A meu ver era o mesmo que pesava sobre Paulo o apóstolo. Ele próprio disse: ai de mim se não pregar o evangelho!

Pronto está aí.
A resposta é essa.

Mas não é tão simples assim. Ele continua dizendo : e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração.
Bom aí complica um pouco, pois não é só sair falando do evangelho. Temos que ter algumas aulas com Jesus de como é pregar o evangelho. E o que descubro é: a idéia de pregar a boa nova da salvação que Cristo tinha em seu coração e praticava é totalmente diferente do conceito que temos hoje.

De maneira alguma Jesus admitiria uma igreja voltada para si, inchada, problemática, hipócrita e legalista, em busca de poder e sinais em vez de manifestar o amor de Deus.
Consequentemente nossa vida fora da igreja não nos anima e nem produz frutos, tornando nossa existência pura e simplesmente objetivando o correr atrás de nossos próprios interesses. Daí não há realização pessoal, a grana é sempre curta, e nunca conseguimos o que almejamos.

Jesus era manso e humilde de coração.

Primeiro estava sempre ocupado em manifestar o reino de Deus aos homens, e aceitava a provisão divina de suas necessidades. Exemplos: a miséria de pães e peixes para alimentar a multidão (e acabou sobrando), o dinheiro retirado da boca do peixe para pagar o tributo. São necessidades sendo supridas por Deus.

E como Jesus pregava a boa nova? Indo. Isso mesmo! Indo e não ficando e esperando as pessoas. Ele ia de encontro a elas, caminhava com elas, chorava com elas, comia e bebia com elas. Ou seja, não se fazia de superior (mesmo o sendo) em face das reles criaturas mortais. Pelo contrário se compadecia no seu íntimo pelas misérias humanas. E ia além disso. Fazia sempre algo para modificar a situação do seu interlocutor.

Sempre tinha lições a ensinar, amor a manifestar, algo com que pudesse agraciar a alguém. Pensava sempre no próximo em detrimento de si próprio. Tanto que o horário que tinha para si com seu Pai, era de madrugada quando todos dormiam.

Hoje, o modelo de pregação do evangelho que temos, é pesado e nada suave. Então algo está errado. Era para ser um jugo suave e fardo leve.
Nosso modelo de pregação está errado. Nossa maneira de viver o evangelho está errada. Nosso modelo de igreja está muito errado.

O jugo da pregação é suave quando traz leveza, e alivio as pessoas que ouvem. O fardo é leve quando carregamos o fardo certo. E o fardo que devemos carregar é justamente o de tirar os pesados fardos das costas das pessoas. Fardos colocados pela igreja em forma de dogmas, sacrifícios, penitências, e o mais pesado está sobre os próprios cristãos: o de não se misturar com o mundo. Neste momento me lembro de Jesus comendo e bebendo com publicanos e pecadores. Vou transcrever o texto na integra: “ 9 Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.

10 E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos.
11 Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
12 Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes.
13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifícios; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].
14 Vieram, depois, os discípulos de João e lhe perguntaram: Por que jejuamos nós, e os fariseus [muitas vezes], e teus discípulos não jejuam?”.

Como vimos não é de agora essa visão, mas já passou da hora de mudarmos isso. Afinal já se passaram mais de dois mil anos e esse paradigma ainda não foi de todo esquecido.

E a nossa vida só terá sentido quando cumprirmos o propósito que Deus nos colocou. Aí sim teremos motivos para nos levantar toda manhã. Os esforços diários valerão a pena diante de esse objetivo superior de ensinarmos a humanidade a começar a viver o reino de Deus aqui e agora. E creio que até o próprio Deus não permitirá que sintamos necessidade que Ele mesmo não venha a suprir conforme Mateus capitulo 6 transcrito abaixo:

“25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”.

A síntese de tudo isso é simplesmente: buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e manifestar a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Queremos um fardo mais leve que esse? Ou um jugo mais suave? Por certo não há de existir plano melhor para o nosso viver. Se houvesse com toda certeza Deus nos teria dito.

By Presbítero Fabrício Canalis

Nenhum comentário: