terça-feira, 29 de julho de 2008

Por que estais olhando para as alturas?


“E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles, e lhes perguntaram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir." Atos 1:10-11

Muitos ainda estão olhando extasiados a ascensão de Cristo até hoje. Estamos ainda olhando para cima cada vez mais.

Há algum tempo, li uma pregação que dizia que no escritório de certo crente, um homem de negócios, em cima da mesa havia uma placa com os dizeres: “Olhe sempre para baixo". As pessoas entravam ali e não resistiam a perguntar se não haviam sido invertidos os dizeres da placa. Se o correto não seria: olhe sempre para cima. No que o homem respondia: "depende de onde você está sentado”.

Achei muito interessante isso. Pois às vezes nos esquecemos que Cristo está nas regiões celestiais, e que nós estamos aqui fisicamente para manifestar o Reino às pessoas, mas pela fé salvífica de Cristo, de forma escatológica, estamos com Jesus nas regiões celestiais. Podemos ter, por assim dizer, uma visão privilegiada das coisas. Podemos ver todas as circunstâncias da vida, sob uma nova perspectiva. A perspectiva da ressurreição de Cristo, sendo vitorioso até mesmo sobre a morte. Tendo uma visão de vitória sobre todos os problemas, provas, dificuldades, tudo. Lição que até os apóstolos tiveram que aprender.

Olhando para o texto, vemos que os apóstolos estavam com os olhos fitos no céu enquanto Jesus subia. Estavam extasiados com aquela visão, perplexos. Isso porque estavam com o mestre já há algum tempo, acostumados a ver sinais. E mesmo assim ficaram atônitos com a visão. Eles estavam já há algum tempo olhando para cima, acredito. Foi necessário que anjos viessem tirá-los daquele transe. Para que não ficassem ali parados, mas que começassem a trabalhar para a volta do Senhor que viram subir.

Será que não nos encontramos na mesma situação dos apóstolos, parados, extasiados, contemplando a grandeza de nosso Deus e nos esquecemos que a vida continua e que temos trabalho a fazer pelo Reino?

Os anjos se colocaram ao lado deles e perguntaram: "Varões galileus, por que estais olhando para as alturas?"
Talvez estivessem dizendo: por que estão parados aí ainda? Jesus subiu para o Pai. E quanto a vocês, vos cabe trabalhar para que do modo com que subiu, volte ele e vos encontre trabalhando pelo Reino, continuando o trabalho que ele mesmo começou, e vos capacitou para fazer.

Coloquemo-nos no lugar dos apóstolos. Por que estamos ainda aqui e não subimos com o Senhor?

Somos o corpo do Senhor hoje na terra. Se ele subiu e nos deixou com a incumbência de continuarmos o trabalho por ele ensinado, não devíamos ficar parados esperando e até procurando por sinais. Quantas igrejas estão cheias de gente à procura de milagres e sinais? Os cães; pastores que a si mesmo pastoreiam, fartam suas almas com a sede do povo por sinais. Sinais estes que antes tinham o propósito de corroborar com o que lhes era revelado através dos apóstolos. Mas hoje, qual propósito tem? Se tudo já nos foi revelado através das Escrituras, de Cristo e de seu poder aos apóstolos da época.

Hoje não necessitamos mais olhar para cima. E sim para o que já nos foi revelado e cumprir a vontade do Pai, assim com o fez Jesus.
As igrejas se preocupam e manifestar “poder de deus” enquanto pessoas há que necessitam de ‘caridade’.
Há pessoas necessitadas de alimento, saber, salvação, fé, vestimenta, libertação. E a igreja o que tem feito?

Temos que lembrar que temos uma visão privilegiada das coisas. Podemos olhar sob a ótica do próprio Deus. Exagero? De forma alguma! Podemos olhar um andarilho e ver nele um anjo de Deus, em vez de ver um mendigo fétido e nojento querendo o nosso dinheiro para gastar com cachaça.

Por que não podemos aprender de Deus com a caridade a um mendigo? Queres contemplar algo maravilhoso? Se entregue à obra de Jesus e serás inundado de maravilhosas experiências reservadas somente a aquele que se dispõe a ser igreja operante e fiel. Pois tudo está à disposição daqueles que estão na obra.

Tudo o que é necessário para a execução do ide, nos foi entregue, pois Deus seria incauto e boçal se enviasse pessoas ao trabalho sem as capacitar com as ferramentas e ‘know-how’ necessários a tal execução. Portanto até os ‘dons do Espírito Santo’ ficam sem propósito se a igreja permanece olhando para o alto. Reafirmo: todo o poder que Cristo nos dispensou só tem sentido, utilidade ou por que, se estivermos comprometidos com o reino na pregação do evangelho na ‘práxis’.

Igrejas lotadas de gente a olhar para o alto. A contemplar o ócio, o nada, atraindo para si o legalismo, hipocrisia, a falsa santidade que os impede de se ‘contaminar com o mundo’.

Deixemos de contemplar o ócio, pois só encontrará pastagens o que entrar e sair pela porta que é Jesus. A pastagem está fora e não dentro da porta (da igreja). É lá fora que estão os que necessitam de nossos serviços e dedicação em amor.

E quando da volta do Senhor, que sejamos encontrados trabalhando, cumprindo o "ide".

By Presbítero Fabrício Canalis

3 comentários:

Unknown disse...

Linda mensagem de caridade.Deus o abençoe grandemente.

Unknown disse...

Muito bem colocada essas palavras, que Deus possa te abençoar cada dia mais.

Unknown disse...

paz d CRISTO abncoado irmao ,mto bm colocado sua msg ,gstei !oq eu acho incrivel eh cmo DEUS revela sua msg ,ah uns d 1 jeito e a outros d outra forma .DEUS m revelou uma msg nst msm cap e vrsiculo ,porem ,uma outra visao ,cm o tema :pq olhar p as altura !1-pq os ceus prclamam a gloria d DEUS ,2-pq do alto vm nosso socorro ,3-pq o caminho da vida eh p cima ,4-pq nossa patria sta la em cima ,5-pq ah sinais na volta d JESUS ns alturas tbm ,6-pq JESUS vira ns alturas ,7-pq nosso encntro cm JESUS sera ns ares .st olhar k DEUS m revelou eh espiritual ,tmos k str vigilants e ligado cm a plvra d DEUS ,pq qm olha p baixo eh sinonimo d derrotado ,vncido pelo mundo etc...nosso olhar espiritual tm k str ns altura (DEUS) .Amem ,glorias a DEUS ,DEUS t abncoe meu qerido irmao ,mto linda sua msg k DEUS lhe cnsedeu !🙏🙏🙏👍