segunda-feira, 28 de julho de 2008

Servos ou senhores?


"Então Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo; tal, como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. Mateus, 20:25-28


Disse uma vez um homem chamado Wilbur Rees: "Eu gostaria de comprar três dólares de Deus, que não chegue a fazer explodir minha alma e nem venha incomodar meu sono, mas que seja o suficiente para garantir-me um copo de leite quente e uma soneca ao sol. Não quero dEle uma quantidade tão grande que me faça amar os negros, nem colher beterrabas com os trabalhadores imigrantes. Quero êxtase, não transformação pessoal; quero calor de um ventre materno, não um novo nascimento, quero um quilo de eternidade em um saquinho de papel. Por favor, dê-me três dólares de Deus!"

A maioria das pessoas não quer um compromisso sério com Deus.
Apenas "três dólares" bastam. Apenas um pouco, nada que incomode. O suficiente para não cair nas “chamas eternas”, mas nada que venha transformar suas vidas, nada que as faça amar os negros, os pobres, as prostitutas, os dependentes químicos, nada que venha mudar seu estilo de vida, somente um pouco basta.

Necessário se faz pensar: Será que quero mesmo ser servo de Deus? Ou quero somente me aproveitar de algumas bênçãos? Quero o que Ele quer me dar, ou a minha vontade é mais importante? Será que não estou confundindo hoje os papéis de servo e senhor? Será que não estou querendo somente usar Deus, ou usufruir das suas bênçãos? Será que sem perceber não estou tratando Deus, como meu servo pessoal?

Hoje é comum ver pessoas ordenando a Deus, que faça tais e tais coisas. Outras reivindicam do Senhor tais e tais bênçãos. Ou então, outros querem ser "os primeiros", os mais importantes.
É comum querermos ser servidos. Estamos acostumados a mandar, a sermos arrogantes algumas vezes, e tentamos até mesmo mandar no Espírito Santo. Mas Jesus ensina a sermos servos, humildes, sinceros, fracos, para que Sua força atue em nós, ensina a sermos pequenos porque Ele é grandioso.

Temos um exemplo de servo pequeno, fraco e pecador (a nossos olhos claro); o apóstolo Paulo. E Deus o usou grandemente. Pois Deus o capacitava, o fazia forte, mas, por quê? Porque era servo! Tinha consciência que estava aqui para servir.

Um famoso maestro chamado Leonard Bernstein, disse certa vez: "O instrumento mais difícil de ser tocado é o segundo violino. Temos muitos primeiros violinos, mas, a dificuldade está em encontrar pessoas que queiram tocar o segundo violino com o mesmo entusiasmo de quem toca o primeiro. E o mesmo acontece com a segunda trompa, a segunda flauta. E, no entanto se não houver o segundo instrumento não haverá harmonia".

Todos queremos tanto ser "os primeiros", que acabamos perdendo a noção da importância de ser servo. Que tal olharmos para João Batista? O cara era simplesmente o pregador “da vez”. Era a noticia! Mas quando Jesus apareceu e seus discípulos o abandonaram para seguir o Cristo, o que ele fez? Ficou muito zangado e amaldiçoou o profeta pescador de aquário? Espalhou alguns boatos desqualificando Jesus? Sentiu-se extremamente enciumado e gritou para que seus seguidores voltassem sob pena de serem amaldiçoados?

Não! Simplesmente assumiu sua condição de servo. Reconheceu o mestre e se declarou indigno de desatar suas sandálias, pregou que o cordeiro santo de Deus que tira o pecado do mundo estava presente.

Onde anda a humildade dos cristãos atuais? Onde está a alegria em servir? Onde está o serviço da Igreja de Cristo? O que tem feito o braço do Senhor, a saber: sua igreja aqui na terra?

Pastores e líderes disputando entre si querendo mostrar-se grande em domínio, quem tem a igreja maior, com maior número de membros, e o mundo em total escuridão. Pois luz só há dentro das igrejas. E o que é pior: cada alma que sofre na escuridão será cobrada da igreja.

Isto tudo é típico de uma igreja doente! Igreja que não vive para servir, mas para ser servida. Servida pelo mundo, pelos dizimistas fiéis a Deus, pelo governo, e até (parece loucura mas, existe) pelo diabo. Pastores ordenam ao diabo que devolva tudo o que tirou da pessoa. Mas no entanto, não lhe dão o que é de fundamental importância...ação com amor (caridade).

A igreja só será necessária novamente se, converter-se à sua missão áurea. A de servir, como Cristo ensinou. Caso contrário está fadada a perecer sem que Deus levante um dado para socorrê-la. Será arrancada e lançada no fogo como um galho seco que só serve para ser queimado.

"Eis que o machado está posto à arvore.."

By Presbitero Fabricio Canalis

Nenhum comentário: