segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vencer o mundo




“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo; a nossa fé." (I João 5:4)

Uma interpretação errônea desse texto trouxe muita desgraça para a humanidade.
Como alguém pode pensar que Deus criou algo que odeia e que quer que também nós odiemos e ainda nos deixa trancados nele sem possibilidades de sair? E nos deixa ver um monte de coisas dizendo que isso e aquilo e aqueloutro é pecado. Olhe, mas não toque.
Isso não é coisa de um deus verdadeiro! É coisa de um ser demente e que tem seguidores loucos e masoquistas.

Deus é Deus de amor, e criou tudo com amor e ama tudo e toda a criação sem exceção. Como Deus pode não amar o mundo criado por ele? E como pode pedir que nós o odiemos também?

A Bíblia não se refere no texto acima como o mundo criado por Deus, com flores, animais, chuva e etc. Mas, sim a situação em que se encontra o mundo depois que o homem o entregou a corrupção.

O mundo que devemos vencer não é o mundo criado. E sim o sistema corrupto e corruptor em que se tornou. Por amar o mundo e toda a criação é que Deus espera que cumpramos o papel que nos cabe como igreja amenizando o sofrimento de toda a criação divina.

Vencer o mundo não é distanciar-se dos amigos “que estão no mundo”, nem não se misturar com o mundo. Nem parar de ouvir música do mundo, ou de ir a uma lanchonete ou a balada com a família ou namorada.
É justamente nesses lugares mostrar que é possível se divertir sem corromper-se com o sistema mundano. É dizer não às drogas, ao cigarro, é não encher a cara de bebida e depois bater com o carro desgraçando a própria vida e de outras famílias.

É ter compromisso com a vida. Seja própria ou com a alheia. É ter compromisso com a natureza. É evitar o desperdício da água, que tem importância incomensurável, pois sustenta toda a vida no planeta.

Enquanto pessoas não raspam as pernas, não cortam os cabelos, não comem carne de porco, não vestem calção, nem se divertem num bom joguinho de futebol, e nem assistem televisão, tudo isso achando que estão cumprindo o texto acima, se desviando do mundo e acham que o estão vencendo pela fé. O sistema mundano continua sem conhecer a Cristo. E as pessoas que esperam um bom exemplo, ou o mesmo agir de Cristo nos crentes, ficam cada vez mais resistentes, e com razão, ao evangelho pregado.

Pois esse evangelho pregado com palavras é verdadeiro, mas, não é entendido e vivido pelos que o pregam. Na verdade agem totalmente em contrário desfazendo tudo o que foi dito.

Ora, a vitória que vence o mundo não é essa separação, ou o ódio ao mundo. Mas sim a nossa fé. O próprio texto nos diz isso. E essa fé não diz respeito a qual denominação pertencemos ou a doutrina de tal igreja.

A fé que o texto se refere é a fé salvífica de Cristo em nós. Que nos faz agir em favor do mundo criado por Jesus e que ele mesmo se entregou a morrer por amor ao mundo, conforme escrito em João capitulo 3 verso 16. O mundo que deve ser vencido é o mundo caído pelo pecado do homem e toda a desgraça que veio com a queda. E esse combate tem que ser encarado com muita fé. A fé que é conseqüência da fé salvífica de Cristo em nós.

Assim como uma fé inoperante é morta, também é vencida pelo mundo caído. Todo aquele que não entende e não encara essa responsabilidade, está sendo vencido pelo mundo. Não importa tudo de que tem aberto mão. Não importa o quanto tem se esforçado para ser diferente do mundo, ou não se misturar com ele. Não importa o quanto do mundo tem renunciado. É cada vez mais derrotado pelo mundo e nem pode contar com sua própria salvação, segundo nos diz Tiago no capitulo 2 e os versos que transcrevo abaixo:

“14 Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?
15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,
16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé”.

A mesma Bíblia que traz o texto tema desse comentário, é que pergunta: “14 Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?”
O que responder diante disso? O que esses que geralmente são hipócritas, legalistas, que se excluem do dever e da responsabilidade de trabalhar para transformar o mundo, respondem a esse questionamento bíblico? Essa parte da bíblia não é entendida?

Parece-me que os que nada querem fazer, nem ter a responsabilidade sobre o que de ruim acontece no mundo, se escondem atrás dos erros alheios para que não se perceba sua inoperância.

A vitória que vence o mundo não é a separação ou segregação, mas sim a fé que nos possibilita entrar com toda a nossa alma no mundo e modifica-lo, transforma-lo na força do Espírito Santo. Assim seremos vencedores, e faremos parte da vitória completa de Jesus Cristo.

By Presbítero Fabricio Canalis

Nenhum comentário: