sábado, 2 de agosto de 2008

Às vezes somos Jonas


"Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Dispõe-te, vai a grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor para Társis; e tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor." Jonas, 1: 1-3


Jonas talvez não soubesse que, é impossível fugir de diante da face do Senhor. Tenta fugir, entra em um barco, mas o Senhor segue a Jonas. O barco é atacado pelas ondas e tempestades no mar, a ponto de quase despedaçar-se. Enquanto isso Jonas estava deitado dormindo no porão. O barco segue à mercê da tempestade, e os homens começam a lançar no mar toda a carga tentando aliviar o peso do navio, para evitar o naufrágio. Logo se descobre que Jonas é o causador de tudo isso, e é lançado no mar que se acalma imediatamente.

Por causa de Jonas, toda uma carga foi perdida, um navio quase foi a pique, e pessoas passaram momentos de medo e pânico. Isso mostra que é muito mal para a nossa saúde, fugir do Senhor. Não se pode esconder dele, ele está em todo lugar.

Às vezes nos encontramos em situação semelhante, porque estamos querendo fugir do Senhor, fugir do que ele quer para a nossa vida. Parece um pouco de prepotência de Deus, mas o fato é que ele sabe o que é melhor para nós e tem um plano para cada um. Um plano que é perfeito, e maravilhoso. Mas quando nos desviamos e nos colocamos a fugir desse plano, estamos por nossa própria conta, suscetíveis às tempestades da vida que são muito intensas e ruins para os fugitivos do Senhor.

Sem mencionar o medo que sentimos, quando estamos longe de Deus. O sentimento de culpa, vontade de morrer, depressão etc. Somos alvo preferido pelo inimigo de nossas almas, pois nos vê como ovelhas andando longe da segurança do aprisco e do pastor. É claro que Deus nunca nos desampara. Ele sempre está velando pelos seus para que nenhum de nós se perca. Mas permite que certas coisas aconteçam para nos trazer de volta a ele.

Não creio que Deus se revolte conosco e nos faça sofrer porque nos desviamos dele. Mas, simplesmente amargamos derrotas, sofrimentos e aflições, por estarmos longe.

Comparo isso com um cãozinho de estimação que está acostumado a ter a comida todos os dias, de boa qualidade e na hora certa, sem fazer muito esforço para tê-la. Mas, um dia vê o portão aberto e sai para a rua. O dono fica muito triste porque seu cãozinho saiu e se perdeu. O animal anda pelas ruas, à procura de comida e água. Quando encontra é de péssima qualidade e até estragada e a água é lama para beber. Passa frio durante à noite pois já não tem o abrigo quentinho preparado pelo seu dono para ele.

Mas um dia, o dono sai pelas ruas a procurá-lo, o encontra e o chama. O animal ouve sua voz e vem correndo alegre, pois o reconheceu. Então os dois vão para casa. O cãozinho é limpo, perfumado, cuidado, desverminado, e volta viver tranqüilo junto com o seu amado dono.
Agora já não há falta de alimento, nem o frio o castiga, pois está no conforto e na segurança do lar, preparado para ele.

Assim também nós saímos pelo portão aberto, da liberdade que Deus nos dá, e às vezes não encontramos o caminho de volta antes de sofrermos às intempéries da vida. Mas, graças a Deus, ele está sempre a nos esperar, e preparado para cuidar de nós, de nossos ferimentos e nos colocar de volta no centro de sua vontade.

By Presbítero Fabrício Canalis

Nenhum comentário: