terça-feira, 4 de novembro de 2008

A Igreja tem que morrer ( parte 1 )


“Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram”. 2 Corintios 5:14

Muitos já ouviram dizer que Cristo morreu na cruz, para que nós não precisássemos morrer.

De certa forma isto está correto, pois fisicamente ninguém mais precisa ser crucificado ou morto para pagar seus pecados. O sacrifício já foi feito por Jesus e bem feito, pois se encerrou nele toda forma alternativa de expiação de pecados.

Mas, no âmbito espiritual não é assim. Se Cristo morreu na carne em nosso lugar nos poupando dessa terrível morte, a cruz tem uma função espiritual.

Pois, todos têm que passar por ela. Cravando nela o espírito mundano, egoísta, egocêntrico, todo um modo de ver, sentir, pensar e agir pautado pelo sistema corrompido pelo pecado no qual vivíamos antes da cruz.

Se não formos para a cruz e não deixarmos cravado nela o “eu terreno”, o "eu espiritual" nunca nascerá. Afinal o próprio Jesus disse: “... Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).


Vamos examinar mais detalhadamente este texto de João capitulo 3: 1 a 7, no qual está escrito:

“1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.

2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?

5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”.

Muito bem! Transcrito o texto vamos examiná-lo detalhadamente.
Nicodemos é um judeu de grande importância e renome, assim como a igreja de hoje.

Mas não sabe o que significa nascer de novo, assim como a igreja de hoje. Então Nicodemos pergunta: "como pode um homem voltar ao ventre e nascer segunda vez?" No que acode Jesus: "o que é carne é carne". Ou seja, você já nasceu da água, quando nasceu.

Pois, na placenta fica envolto em líquidos amnióticos e quando ela se rompe e nasce a criança, acontece o primeiro batismo.

O batismo do nascimento carnal se dá no ato do nascimento celebrando a vida da carne que acaba de acontecer. É o milagre da vida. É a carne ganhando o primeiro sopro de vida o Ruah de Deus e portanto é alma vivente.

Mas se já houve o nascimento da água, falta agora o novo nascimento. O nascimento do Espírito. É desse nascimento que Jesus fala a Nicodemos. E aí meus queridos... só indo para a cruz.

Ao morrer na cruz Cristo não nos isentou dela, mas nos deu o exemplo. Mostrou-nos o caminho, sendo ele próprio o primeiro a morrer e ressuscitar. Só há uma maneira de nascer de novo: morrendo na cruz seguindo o exemplo de Cristo.

Deixando lá toda nossa natureza mundana, carnal e terrena. Vamos analisar Romanos 6.

“3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,

6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

7 porquanto quem morreu está justificado do pecado”.

Ora o batismo de Cristo já não é mais batismo de água, e sim batismo de cruz. Pois o batismo de água significa vida carnal, mas o de cruz; morte da concupiscência carnal para ter acesso à vida espiritual.

Portanto o batismo de Cristo é batismo de morte da carne, porquanto quem morreu está justificado, quem não morreu...

Por isso digo a igreja tem que morrer!

A igreja tem que passar pela cruz de Cristo. E isso não acontece! Ao contrário! Só se fala de boa vida, de coisas terrenas como: prosperidade, imunidade a doenças, vitória, mais que vencedores, cabeça e não cauda, entre outros chavões bíblicos e evangélicos que todos já ouvimos inúmeras vezes.

Mas ninguém fala de morte e morte de cruz.

Ninguém quer saber de morte de cruz. Só das bênçãos, maravilhas e sinais. Por isso tantas igrejas cheias de gente desesperada por sinais sendo enganadas e roubadas por homens que falam cheios de sabedoria carnal que enriquecem a custa de ignorantes. Em 1ª Coríntios capitulo 1 e versos 17 e 18 diz o seguinte:

“Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo. Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”.

Não é o que acontece hoje? Isso não é novidade! Paulo já advertia o povo de Corinto quanto à busca dos judeus por sinais e a busca dos gregos por sabedoria. Mas nenhuma coisa nem outra se podem ter sem passar pela cruz de Cristo.

E homens com sabedoria carnal tiram proveito disso para pilhar e saquear esse povo sedento.

No livro de Filipensses capitulo 3, versos 18 e 19 consta o seguinte:

Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.

O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.

Outras pessoas dão tanta importância a quantidade de água e formas (aspersão, efusão ou imersão) do batismo que figura a morte e ressurreição em Cristo, mas nenhuma importância dão a cruz.

Inclusive o símbolo do cristianismo protestante é a cruz vazia. Quando na verdade ela não deveria estar. E também não deveria ter a figura de Jesus nela pregada. Mas na cruz deve estar o nosso eu.

Cada um de nós deve ver a si próprio na cruz. E não só ver, mas entregar a si próprio sempre que se fizer necessário. Jesus disse: “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” .Lc 14:27

Jesus diz que aquele que não tomar sua cruz seguir seu exemplo, não pode ser seu discípulo. “Seguir após mim” tem o sentido de seguir o exemplo, seguir pelo mesmo caminho. E o caminho que Jesus seguiu o levou a morte de cruz. Não está claro isso?

“...a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. Filipensses 2:8

Todo o escrito que era contra nós foi cravado na cruz. É como se Cristo tivesse comprado o bilhete de entrada e deixado na portaria. Ao chegarmos à cruz veremos nosso escrito de divida lá. Pago!

Portanto só resta entregar a ela o homem carnal (no sentido de escravo da concupiscência carnal), para que o espiritual possa nascer.

“...tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz” ;Colocensses 2:14

“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. 2 Corintios 5:15
By Presbitero Fabricio Canalis

Nenhum comentário: