quinta-feira, 6 de novembro de 2008

E se não houver inferno?



Bom, para inicio de conversa vamos examinar as pistas que a Bíblia nos dá sobre o inferno.

“Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”. Mateus 10:28

Neste texto temos uma noção que se existe um inferno como “lugar de tormentos”, mas, esse sofrimento não será eterno.

Talvez depois que a pessoa terminar de pagar por seus erros, o sofrimento termine com a morte ou sua condenação à inexistência (veremos mais a seguir).

Pois, a verdade que o texto traz aqui é que; a alma (do grego é psuche, isto é, psique que significa mente ou pensamento, idéia, fé) e o corpo perecerão no inferno.

E perecer significa, segundo o Dicionário Silveira Bueno: falecer, acabar, findar, deixar de existir, morrer, ser assolado. Assim sendo se pode entender que a alma e o corpo serão condenados ao inferno onde se encontrarão com a inexistência, à morte, ao deixar de ser. E se o corpo e a alma deixarão de ser, não serão mais eternos.

“Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo”. Mateus 18:9

Novamente aqui a Bíblia nos dá uma idéia de sofrimento com fogo. Isso nos dá a entender justamente uma idéia de sofrimento, mas não eterno. Pois o fogo consome tudo o que toca. Portanto, um sofrimento que tem fim.

“E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível” Marcos 9:43

Novamente aqui o inferno com fogo. Mas o que é inextinguível é o fogo. Pois a matéria que for para lá lançada, perecerá, ou deixará de existir sendo pelo fogo consumida.


“Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo”; 2 Pedro 2:4

Aqui temos uma discrepância, pois, como vimos nos textos acima no inferno há fogo e se há fogo não pode haver trevas.

Afinal as chamas iluminariam as trevas e as trevas não seriam trevas. Inferno no texto mencionado é a palavra tartarus que significa prisão.

Então abismo, trevas, inferno, é tudo um tipo de sinônimo ou uma forma superlativa de descrever o sofrimento e incutir o terror às pessoas. Sem contar que nenhum castigo pode ser infringido a alguém sem antes haver sido dada a sentença.

E sentença de castigo geralmente vem após o julgamento e de forma alguma o precede.

“E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra”. Apocalipse 6:8

Esse texto nos dá a impressão de morte por sofrimento. Ou então, logo após a morte ser lançado no local de sofrimento.

“Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo”. Apocalipse 20:14

A morte e o inferno são condenados à inexistência, pela segunda morte. Pois, perde o sentido de ser não tendo mais a quem atormentar uma vez que as almas e os corpos foram consumidos pelo fogo.

Novamente vem o sentido de um tempo de sofrimento determinado e depois a inexistência total. A segunda morte será a inexistência eterna. Enquanto os salvos gozam da presença de Deus, os condenados deixarão de existir.

Simplesmente não haverá lugar para os que não se enquadrarem ao tipo de vida que Deus escolheu para essa nação celestial. Então, não existirão mais.

Pois não haverá outro lugar destinado a eles, pela eternidade. O castigo maior será simplesmente não poderem existir no seio da Igreja de Cristo agora totalmente glorificada junto a Deus.

Será como se nunca tivessem existido enquanto que os salvos estarão se regozijando por todo o sempre. As pessoas jamais se lembrarão de quem provou da segunda morte, pois sua existência será extirpada, como se nunca houvera existido.

Muito bem, agora podemos chegar a uma conclusão. E é esta. Não importa se você crê ou não na existência do inferno como morte eterna, ou sofrimento eterno.

O que importa é: o que te move a ir de encontro a Deus? Pois, se o inferno não existe como lugar de sofrimento eterno, não pode ser tão mau assim. Dá até pra encarar fazer uns pecadinhos não crendo em Deus e em Cristo como única forma de salvação.

Ou então simplesmente negar a Deus e rejeitar sua salvação e se arriscar a não fazer parte do time que irá para o céu. Pois de repente até vale a pena “curtir a vida adoidado” e depois de uns tempos em sofrimento no inferno, deixar de existir.

O que não seria de todo mal se comparado a um sofrimento eterno.

Mas a pergunta persiste. O que te faz escolher crer em Deus e seguir por esse caminho?

Se for o medo do inferno, e eu consegui te deixar na duvida de que talvez não seja tão ruim quanto pregam, então, seu medo já não tem razão de ser.

Você já pode sair feliz da vida e aprontar um monte. Mas eu acredito que uma igreja madura não segue a Cristo por medo do inferno, senão já não é digna dele. Mas por amor a Deus.

Se você opta pelo caminho certo somente por medo de ser castigado, seu foco está errado.

E você incorrerá no erro de muitas pessoas que aterrorizadas pelos cristãos dos primeiros séculos se mantinham obedientes às ordens mais esdrúxulas e heréticas por medo da condenação ao inferno.

Eu lhes asseguro que Deus não está interessado em pessoas que optem por Ele por medo do inferno. Isso é uma afronta gravíssima que fere profundamente o coração do altíssimo.

Principalmente porque Ele sempre se nos revelou como Deus de amor. Ele não quer ser temido, mas sim amado. Não pretende ter seu povo sob seu domínio tirano, mas sim debaixo de sua graça e amor incondicional.

Devemos nos esforçar em alcançar maturidade espiritual e conhecimento próprio e de Deus para que possamos amá-lo cada vez mais pelo Pai amoroso, bondoso e paciente que é.

Agora, se para você não fez diferença nenhuma se o inferno existe ou deixa de existir. Se é eterno ou não. Se é lugar de sofrimento ou não. Se tem fogo ou não.

E mesmo assim você continua amando e caminhando em conhecer esse Deus maravilhoso, você está no caminho certo.

E afinal de contas, por que preocupar-se em saber se existe ou não um lugar onde não se pretende ir, ou estar um minuto sequer?

Ninguém caminha olhando para onde não se quer ir. Muito pelo contrário, só se mira naquilo que se deseja atingir. Caso contrário nunca se chegará lá.

“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos”. Colossenses 3:15

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Romanos 8:28-39

By Presbítero Fabricio Canalis





Nenhum comentário: