segunda-feira, 16 de março de 2009

O que importa é ser feliz

“Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança.” (Salmos 33:12).

Vemos hoje uma corrida desesperada atrás de dinheiro. É essa a força motriz da humanidade em todo o globo.

O capitalismo se estabeleceu de forma tenaz, não dando espaço nem tempo para que as pessoas pensem no por que e na serventia do dinheiro. Assim permanece a máxima: dinheiro é sempre bem-vindo, ou dinheiro é sempre bom.

Mas o bom mesmo é ser feliz!
Na verdade é o que importa de verdade. Mesmo sem perceber é o que as pessoas querem. Queremos ser felizes e sempre atamos essa idéia ao dinheiro, ou a quantidade de dinheiro que temos ou que desejamos um dia ter.

A felicidade, que é o que importa a todo ser humano, não depende dos fatores que usualmente empregamos ou nos justificamos: dinheiro. Mas, sim de ser povo de Deus e agir como tal.

Nos países mais ricos do mundo, alguns milionários viajam a países pobres na intenção de conhecer e ajudar. E então voltam para suas vidas sentindo-se felizes e abençoados por não fazerem parte do cotidiano dessas pessoas e também com a alma (leia-se consciência) mais leve por terem feito o bem a quem necessita.

Cada vez mais se está valorizando o trabalho voluntário, pois esse tipo de atividade tem curado muitas pessoas de depressão e outras doenças. Simplesmente pelo fato de poder fazer alguém feliz. O doar-se faz bem a quem se doa. Por isso Jesus enfatizou tanto esse fato.

Na maioria das vezes o trabalho voluntário é feito não com a simples vontade de ajudar, mas pelo desejo egoísta de ser feliz, de sentir felicidade. Não importa o por que. Só importa o fazer, o doar-se em prol de outrem, mesmo que motivado pelo desejo egoísta de ser feliz.

Mas há quem diga que está errado o mote acima. Pois não vale o ser feliz a qualquer custo, ou à custa de outrem.

Mas não esqueçamos que só há uma maneira de ser feliz: sendo nação escolhida por Deus. Portanto os que de Deus não são nascidos, não podem ser felizes nem fazendo o mal ou tudo o que é errado. Mas podem sentir felicidade, mesmo sendo maus, fazendo o bem.

Em suma se cada pessoa entender sua natureza humana e divina, buscar ser feliz entendendo que o único caminho à felicidade é realizando-se através do próximo; a vida seria bem melhor e mais bonita.

Enfim as pessoas se cercam apenas de quem as interessam. Se o interesse for ser feliz nos moldes de Cristo, as pessoas se cercarão de outros seres que tem algum tipo de necessidade a qual possam satisfazer. Afinal não isso o cristianismo?

Se tais pessoas se cercarem de pessoas com intenções excusas é talvez sinal de que nunca estiveram perto de Deus e nem teem obrigação de serem bons ou de agirem com bondade.

Devemos confiar que Deus é poderoso para nos guardar de todo o mal e de nos abrir oportunidades de vivermos o evangelho de forma a provocar o desejo de ser cristão aos outros.

Afinal... “Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança.”(Salmos 33:12)

Presbítero Fabricio Canalis